Cérebro Magnético (1980) – Hermeto Pascoal

Padrão

C Magnetico

1. Voz e Vento
2. Música das Nuvens e do Chão
3. Dança da Selva na Cidade Grande
4. Amor, Paz e Esperança
5. Diálogo
6. Correu Tanto que Sumiu
7. Festa na Lua
8. Eita Mundo Bom!
9. Religiosidade
10. Arrasta Pé Alagoano
11. Vou Esperar
12. Auriana
13. Banda Emcarnação

O bruxo Hermeto Pascoal dispensa apresentações, sua música fala por ele: inquieta, genial, antena parabólica, swing, etc., fazem parte do cotidiano da vida e consequentemente de sua arte, num processo de congruência entre as duas que é sinestésico, sensorial. Aqui no blogue já rolaram vários discos do Hermeto, mas esse em particular é o que mais me chama a atenção da sua – que conheço – discografia. É o Cérebro Magnético, lançado em 1980, primeiros anos da transição da jovem guarda romântica para o BRock da década de 80. Num mundo a parte desse maistream, estavam diversos artistas apontados ao experimentalismo, dentre esses: Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção – em sua nascente vanguarda paulistana, e Hermeto, presente da música brasileira desde a década de 60, dono de um  dos trabalhos mais populares que um artista brasileiro realizou até hoje, só que taxado de difícil, “música pra músicos”, dentre outras nomenclaturas que a mídia, em geral, costuma fazer pra música experimental, mesmo ela carregada de signos populares.

Em toda obra que tive contato com Hermeto até hoje, sempre notei uma profunda incursão dele nos ritmos brasileiros, explorando e desconstruindo-os através da genialidade e do conhecimento musical amplo que possui. A música brasileira está ali todo tempo, sendo referência pro diálogo que ele propõe, voltado à atonalidade, dodecafonismo e experimentações feitas por várias linguagens difundidas pelo mundo . Vários músicos traçaram essa conversa entre a música brasileira e a mundial, mas Hermeto foi um dos únicos que adicionou a música do mundo à brasileira, e não ao contrário, como geralmente ocorre, quando um ritmo reconhecido mundialmente ganha contornos da música tupiniquim. Cérebro Magnético é a música mundial magnetizada ao ambiente de Hermeto, que vem da música de raízes profundas feita no Brasil.

Como não seria diferente, a maioria dos instrumentos é tocado pelo próprio Hermeto, além de ter composto as músicas, produzido, mixado e feito a arte do álbum.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s