The Big Beat (1960) – Art Blakey & The Jazz Messengers

Padrão

1.The Chess Players
2.Sakeena’s Vision
3.Politely
4.Dat Dere
5.Lester Left Town
6.It’s Only a Paper Moon
7.It’s Only a Paper Moon (alternate take)

“O instrumento mais próximo da alma humana é a bateria, porque se o seu coração não bate você está morto. Se você não andar no ritmo, não consegue andar. Você precisa mastigar sua comida no ritmo. Todas as coisas tem um ritmo próprio”.  Isso foi o que disse um dos maiores bateristas do jazz – Art Blakey –  em entrevista à revista Down Beat, em 1979. E ele tocava com a alma, em performances intensas e com um grande senso de dinâmica, o que lhe permita conduzir os improvisos dos parceiros de forma brilhante.

Em 1955 Blakey comandou a primeira formação dos “mensageiros do jazz”, e durante os 35 anos de atividades do Jazz Messengers, descobriu inúmeros músicos talentos. A banda era quase uma escola, onde o mestre dividia sua experiência com os jovens e exigia, em contrapartida, muita dedicação. “Eu quero caras que têm vontade de aprender. Eu não os escolho pelo modo que tocam. Eu os escolho pela atitude que têm em relação à música”. E ainda dizia aos jovens: “se você que tocar essa música, tem que tocá-la com alma, com intensidade, e toda vez que pegar o instrumento tem que tocá-lo para valer, isto não é brincadeira”.

Neste álbum, The Big Beat, de 1960, que se tornou uma referência do hard bop, Blakey toca com uma galera da pesada: Wayne Shorter (Saxofone), Bobby Timmons (Piano), Lee Morgan (Trompete) e Jymye Merritt (Contrabaixo). Delicie-se com mais essa sonzera! Os ouvidos agradecem, é só clicar aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s