Samba Instrumental (1973) – Os Carbonos

Padrão

1. Eu bebo sim
2. Ao velho poeta Pixinguinha
3. Tristeza pé no chão
4. Boi da cara preta
5.  Do you like samba?
6. Mexe-mexe
7. Carinhoso
8. Retalhos de Cetim
9. Cachaça Mecânica
10. Orgulho de um sambista
11. Kriola

Pra não dizer que deixamos o carnaval passar em branco, vai aí uma manifestação carnavalística sem palavras, em forma de uma pedra instrumental. A tal, é o disco “Samba Instrumental” do grupo Os Carbonos, que no álbum fez releituras instrumentais de grandes sucessos do samba: “Eu bebo sim”, “Carinhoso” e “Kriola” são algumas das escolhidas. A especialidade do grupo sempre foi o que chamamos de música cover e essa mesma formação trocou de nome diversas vezes: Andróides, The Mackenzie Group, Carbono 14 e The Magnetic Sounds são algumas das alcunhas escolhidas.

Os Carbonos formaram-se na década de 60 na cidade de São Paulo, em plena efervescência da Jovem Guarda, o “iê-iê-ië” brazuca. É importante notarmos que na mesma decáda de 60 e 70, o samba, antes marginalizado, é posto como estandarte da cultura nacional; época em que o nacionalismo era exacerbado ao extremo, em vias de criar-se uma identidade brasileira, desejo grande da diadura militar. Nada mais justo que “Samba Instrumental” tenha essa mistura. O ritmo genuinamente brasileiro, percebido nas levadas ritmicas do grupo, soma-se ao teclado “àlá” Lafayette, além de guitarras chorosas e backings vocals que passeiam entre o “iê-iê-iê” e samba.

A mistura cai bem nesses dias de folia…Por vezes calmo, romântico ou quente, um dos ritmos carnavalescos encontra-se muito bem homenageado.
Confira!!

Anúncios

»

  1. Pingback: Retrospectiva 2012 « Boca Fechada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s